ESEC de Ribeirão Preto
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
61
Espécies com foto:
61
Espécies com som:
1
Total de registros:
100
Total de fotos:
99
Total de sons:
1

primeiros registros fotográficos

tiê-preto
Vítor Sanchez
carrapateiro
Vítor Sanchez
andorinha-serradora
Vítor Sanchez
sovi
Vítor Sanchez

primeiros registros sonoros

Áreas de Observação

Estação Ecológica de Ribeirão Preto

Trata-se de unidade de conservação de proteção integral situada no município de Ribeirão Preto Estado de São Paulo, que possui área de 154,15 hectares e foi criada “com a finalidade de proteção ao ambiente natural, realização de pesquisas básicas e aplicadas e desenvolvimento de programa de educação conservacionista.” (Artigo 1º do Decreto nº 22.691, de 13 de setembro de 1.984.

Alguns textos afirmam ser de 181 hectares a área total da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, mas, na verdade, há uma área de mata nativa de 27 hectares contígua à da ESEC que faz parte de uma propriedade particular. O conjunto formado pelas duas áreas, pública e privada, é conhecido em Ribeirão Preto como MATA DE SANTA TEREZA.

A Mata de Santa Tereza é um dos maiores fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual de Ribeirão Preto, possuindo espécies como jequitibás, perobas-rosa, jatobás, jacarandás-paulista, cedros, faveiros, monjoleiros e outras. Seu maior problema é que está inserida na Zona de Expansão Urbana do município e sofre fortes pressões antrópicas. Exemplo disso é que o fragmento é atravessado por uma estrada municipal não pavimentada que o divide em duas partes, a pública e a privada acima referidas.

Segundo o Plano de Manejo da U.C., a Mata de Santa Tereza é considerada ‴o fragmento de maior riqueza em espécies e entre aqueles com maior Valor de Conservação para Ribeirão Preto. A EE já tinha em seus registros um inventário de 212 espécies vegetais. Durante a realização dos estudos para elaboração deste Plano de Manejo foram catalogadas outras 67 espécies nativas e quatro exóticas ainda não registradas na Estação Ecológica, totalizando 283 espécies incluindo todos os hábitos de vida: árvore, arbusto, epífita, feto arborescente, herbácea, liana, palmeira, parasita e taquara.

No tocante a fauna, ‴Os estudos para o Plano de Manejo registraram a ocorrência de 5 espécies de mamíferos e 104 espécies de aves, por meio de dados primários e outras 4 espécies de mamíferos e 22 de aves, através de dados secundários. Dentre a avifauna, quatro espécies encontram-se em algum grau de ameaça: o papagaio-grego Amazona amazonica; o pica-pau-de-topete-vermelho, Campephilus melanoleucos; pipira-da-taoca, Eucometis penicillata e o taperá-do-buriti, Tachornis squamata. Além disso, a EERP apresenta populações de espécies pouco representadas no sistema paulista de UC, o balança-rabo-de-máscara Polioptila dumicola, comum na região, foi detectado em apenas duas UC no estado de São Paulo.‴

Não consta uma lista completa das espécies registradas na ESEC, mas, aqui e ali, ao longo do Plano de Manejo encontramos menção ao chorozinho-de-bico-comprido Herpsilochmus longirostris, ao chorozinho-de-chapéu-preto Herpsilochmus atricapillus, aos vite-vites Hylophilus spp., mais provavelmente o H. amaurocephalus, à fogo-apagou Columbina squammata e várias outras.

História

‴A criação da Estação Ecológica de Ribeirão Preto remonta a 1957 quando a Fazenda do Estado adquiriu de João Gomes do Val e sua mulher a mata da antiga Fazenda Boa Vista, situada no local denominado Santa Tereza. Em 4 de julho de 1957 o governador do estado de São Paulo, Jânio Quadros, Declarou de Utilidade Pública o imóvel através da edição do Decreto n.º 28 890 uma vez que a área constituir-se-ia em uma reserva florestal em terra roxa, com essências florestais valiosas, dentre outros aspectos conservacionistas. Em 1963 a gleba foi incorporada ao acervo do Serviço Florestal do Estado, através da edição do Decreto n.º 41 626 e em 1982, o Governador, declarou a área da Mata de Santa Tereza como “Reserva Florestal do Estado” por meio do Decreto nº 20.073. Em 13 de setembro de 1984 a Reserva foi declarada Estação Ecológica através do Decreto n.º 22 691.‴

Infra-estrutura

Possui centro de visitantes, mas, segundo a Fundação Florestal, atualmente encontra-se “em uso administrativo”.

Não possui hospedaria, restaurante, lanchonete, camping e quiosques.

Visitação somente para Educação Ambiental e realização de pesquisa científica mediante agendamento.

Endereço: Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira, km 317, Jardim Progresso

Ribeirão Preto –(SP)

CEP 14031-800

Telefone (16) 3637-1939

E-mail

Ec.ribpreto@fflorestal.sp.gov.br

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

PLANO DE MANEJO DA ESEC DE RIBEIRÃO PRETO

http://fflorestal.sp.gov.br/files/2012/01/EERP-Vol-principal.pdf

FUNDAÇÃO FLORESTAL

http://www.ambiente.sp.gov.br/e-e-ribeirao-preto/

VEGETAÇÃO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE RIBEIRÃO PRETO: CARACTERIZAÇÃO E SUBSÍDIOS AO PLANO DE MANEJO

http://www.iflorestal.sp.gov.br/publicacoes/serie_registros/Revistas_completas/IFSR45.pdf